"...capacidade de identificar
os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de
gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)
Para ele, a inteligência
emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos
indivíduos. Como exemplo, recorda que a maioria das situações de
trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo,
pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade,
compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades:
1- Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
2- Controle Emocional - lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida;
3- Auto-Motivação - dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal;
4- Reconhecimento de emoções em outras pessoas - reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e
5- Habilidade em relacionamentos inter-pessoais - interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
As três primeiras são habilidades intra-pessoais e as duas últimas, inter-pessoais. Tanto quanto as primeiras são esseciais ao auto-conhecimento, estas últimas são importantes em:
1- Organização de Grupos -
habilidade essencial da liderança, que envolve iniciativa e coordenação
de esforços de um grupo, bem como a habilidade de obter do grupo o
reconhecimento da liderança e uma cooperação espontânea.
2- Negociação de Soluções - característica do mediador, prevenindo e resolvendo conflitos.
3- Empatia -
é a capacidade de, ao identificar e compreender os desejos e
sentimentos dos indivíduos, reagir adequadamente de forma a canalizá-los
ao interesse comum.
4- Sensibilidade Social - é a capacidade de detectar e identificar sentimentos e motivos das pessoas.
Os testes
tradicionais medem a capacidade cognitiva da pessoa. Já os de
inteligência emocional baseados na habilidade, são passíveis de
interpretações subjetivas do comportamento. O maior problema enfrentado
quando se trata de medição de inteligência emocional é como avaliar as
respostas "emocionalmente mais inteligentes": uma pessoa pode resolver
situações que envolvem componentes emocionais de diversas maneiras.
Fonte: Wikipedia
Nenhum comentário:
Postar um comentário