Por exemplo: para uma pessoa
que valoriza a integridade e competência, suas escolhas, decisões e
implementações serão sustentadas por esses valores.
Valores virtuosos como
disciplina, lealdade, honestidade, perseverança e respeito encontram-se
presentes na missão de organizações e têm sido responsáveis pela
longevidade e credibilidade de algumas, por longas décadas.
A Sony, por exemplo, preserva o .respeito e encorajamento as capacidades das pessoas.
A 3M, por sua vez, preza pela
inovação, integridade absoluta, respeito pela iniciativa individual e
pelo crescimento pessoal, tolerância com os erros, qualidade e confiabilidade..
Estes são alguns valores que
têm apoiado essas empresas na sua trajetória de sucesso. É preciso ter
em mente que os valores explicitados mas não presentes nas ações são
declarações apenas de princípios, e isto é pouco. É necessário que sejam
os pilares que sustentam a definição de negócio da empresa.
Tanto as questões
individuais, relacionadas às características biográficas, quanto aquelas
que envolvem o funcionamento de um grupo, tornaram-se relevantes para
se compreender e atuar sobre a cultura, estrutura e processos
organizacionais. Não é por acaso que pesquisas feitas com profissionais,
anos após estarem formados, apontam as disciplinas relacionadas ao
comportamento humano no trabalho como decisivas para o sucesso
profissional.
A compreensão do
comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o
campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular
investiga as questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e
processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de
mudanças, conflito e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que
afetam os indivíduos e as equipes nas organizações.
Embora o estudo do
comportamento humano no trabalho seja sistemático e rigoroso, é preciso
ressaltar que as pessoas são diferentes e a abordagem de Comportamento
Organizacional leva em conta uma estrutura contingencial considerando
variáveis situacionais para entender as relações de causa e efeito.
Assim, caso por caso, são examinadas as variáveis relacionadas com o
ambiente, tecnologia, personalidade e cultura.
Colocar as pessoas juntas
para que se alcance um bom desempenho, necessita que essas pessoas
aprendam como interagir, de maneira a compartilhar informações,
confrontar diferenças e cooperar com os seus pares. Na empresa moderna é
nítida a preocupação e importância dos grupos para o alcance de
melhores resultados, e isto ocorre em todos os nveis da hierarquia. Os
grupos se formam nas empresas com base no agrupamento por´função (por
tarefas que os seus membros executam) ou no agrupamento por fluxo de
trabalho (desde o início do trabalho até sua conclusão). A gerência que
conhece as fases de desenvolvimento de um grupo sabe que não pode cobrar
resultados enquanto os indivíduos que trabalham juntos não tenham
resolvido algumas questões entre eles.
Vários são os fatores que
podem impedir um bom rendimento do grupo, como o seu tamanho, o grau de
motivação de seus membros, a falta de coesão, dificuldades de
comunicação e até mesmo normas restritivas ao seu bom funcionamento.
Algumas providências são
eficazes quanto ao bom funcionamento de um grupo, a saber: favorecer a
integração das pessoas, observar a liderança voltada para a tarefa,
tanto quanto os fatores de manutenção do grupo que dizem respeito às
questões sociais; classificar papéis e expectativas; intensificar os
valores e respeito ás normas; bem como favorecer, sempre, uma maior
coesão das pessoas.
Evolução Histórica
Ao longo do tempo,
considera-se que as teorias e as práticas que constituem o Comportamento
Organizacional de hoje tiveram suas origens a partir da revolução
industrial do século XVIII e XIX. As invenções que proliferaram nessa
época, como o descaroçador de algodão e a máquina a vapor, criaram novas
formas de trabalho que tornaram obsoletos os métodos gerenciais
empregados até aquela época. As grandes linhas de montagem que se
criaram, exigindo um número maior de trabalhadores, impactaram
drasticamente os poucos gerentes que havia nas empresas.
A situação ficou ainda mais
difícil quando o trabalho especializado agora necessário para atender à
manutenção dos equipamentos e à coordenação das diversas atividades
pressionou os gerentes, que, sobrecarregados, não dispunham de tempo
para atendâ-las. Quatro abordagens modeladas por pesquisa e prática da
administração podem desenhar um quadro da evolução histárica dos
momentos que influenciaram o desenvolvimento do Comportamento
Organizacional.
A primeira foi a chamada
administração científica, que teve como área de concentração o aumento
da eficiência do comportamento no trabalho e dos processos de produção.
Uma outra abordagem refere-se aos princípios da administração, enfocando
o aumento da eficiência de todos os procedimentos empregados pelos
gerentes para alcançar resultados, incluindo-se aí as pessoas. Tal
abordagem enfatizava o estímulo ao desenvolvimento e satisfação dos
trabalhadores, sendo chamada abordagem de relações humanas.
Tem-se, a seguir, a abordagem
de que toda empresa constitui um sistema, uma estrutura unificada de
subsistemas inter-relacionados sujeitos às influências do ambiente,
denominada abordagem dos sistemas abertos. Hoje percebe-se que o campo
do Comportamento Organizacional evoluiu de uma orientação com ênfase nas
estruturas e processos de pequenos grupos, para uma perspectiva de
grandes subsistemas, organizações e seus ambientes, contribuindo para a
compreensão e solução de problemas de trabalho por meio de diferentes
possibilidades de intervenção.
A utilização eficaz de todas
as descobertas e teorias desenvolvidas ao longo dos anos constitui um
recurso válido que assegura uma sólida vantagem competitiva.
Fonte: Comportamento Organizacional - Dante Quadros Rosi Mary Trevisan
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