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sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Glossário e Conceitos de RH


Fonte: Administração Nos Novos Tempos- Idalberto Chiavenato

ADMINISTRAÇÃO PARTICIPATIVA é o uso da tomada de decisão conjunta.

CÍRCULO DE QUALIDADE é um grupo de oito a dez funcionários que se reúne periodicamente para discutir maneiras de melhorar a qualidade dos produtos ou serviços e que tem uma área compartilhada de responsabilidade.

COMISSÃO DE REPRESENTANTES são empregados eleitos que se sentam à mesa de reuniões da diretoria representando os interesses dos empregados na organização.

CONSELHO DE TRABALHADORES são grupos de empregados eleitos ou indicados pelos demais que devem ser consultados quando a administração toma decisões estratégicas.

DIREÇÃO é a função administrativa que orienta e impulsiona os esforços das pessoas para os objetivos propostos.

ENVOLVIMENTO DAS PESSOAS é um processo de participação que utiliza a capacidade total de um funcionário no sentido de encorajar sua responsabilidade no sucesso organizacional.

EQUIPE é um grupo de pessoas com habilidades complementares e que trabalham em conjunto para alcançar objetivos comuns para os quais são coletivamente responsáveis.

ESTILO DE DIREÇÃO é a maneira pela qual o administrador dirige as pessoas. O estilo pode variar entre a Teoria X e a Teoria Y.

FORÇA-TAREFA é um agrupamento operacional formado temporariamente com a finalidade de realizar uma tarefa específica, cuja execução exige certa independência. Concluída a tarefa, o grupo se dissolve.

GERÊNCIA é a função administrativa de direção exercida no nível intermediário.

GRUPO DE TRABALHO é o conjunto de duas ou mais pessoas que interagem com interdependência para compartilhar informação e tomar decisões conjuntas para melhor executar as tarefas.

GRUPO FORMAL é um grupo social oficialmente designado para atender a um específico propósito dentro de uma organização.

GRUPO SOCIAL é o conjunto de duas ou mais pessoas que estabelecem contatos pessoais significativos e propositais, em uma base de continuidade, para alcançar objetivos comuns.

GRUPO TEMPORÁRIO é um grupo social criado para um propósito específico e que se dissolve quando atingido seu objetivo.

MECANISMOS DE INTEGRAÇÃO é o nome dado às variáveis comportamentais, como processo decisorial, sistemas de comunicações, relações interpessoais e sistemas de punições e recompensas que funcionam como integradores das variáveis organizacionais e variáveis humanas.

PAPEL DE INTEGRAÇÃO significa a articulação que o administrador promove entre as variáveis organizacionais (como missão, objetivos, estrutura e tecnologia) e as variáveis humanas (como habilidades, atitudes, valores e necessidades individuais).

PARTICIPAÇÃO REPRESENTATIVA significa a participação direta dos empregados nas decisões formais da organização, através de um conselho ou comissão de representantes.

PLANOS DE AQUISIÇÃO de ações são programas de distribuição da propriedade da organização aos seus funcionários, como prêmio pelo desempenho excelente.

PROCESSO DECISORIAL é a maneira pela qual as decisões estão concentradas e centralizadas ou distribuídas e descentralizadas em uma organização.

PROGRAMAS DE ENVOLVIMENTO das pessoas são esquemas que transformam as pessoas de funcionários em parceiros da organização.

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL se refere à maneira pela qual as pessoas se relacionam dentro das organizações. Pode variar de isolamento das pessoas em cargos solitários e especializados até adoção de equipes em atividades grupais e solidárias.

SISTEMA 1 - autoritário-coercitivo -se caracteriza pelo processo decisorial fechado, e pelo sistema de comunicações precário confidencial, pelo relacionamento interpessoal cerceado e proibido e pelo sistema de punições e castigos.

SISTEMA 2 - autoritário-benevolente -se caracteriza pelo processo decisorial, menos centralizado e fechado, pelo sistema de processo comunicações, que flui ordens e comandos, pelo relacionamento interpessoaI, com alguma condescendência, e pelo sistema de punições, com algumas recompensas.

SISTEMA 3 - consultivo -se caracteriza pelo processo decisorial descentralizado e pela delegação das decisões, pelo sistema de comunicações vertical (ascendente e descendente), pela confiança nas pessoas em alguma atividade grupal e ênfase nas recompensas, com raras punições.

SISTEMA 4 - participativo -se caracteriza pelo processo decisorial totalmente descentralizado, elevada participação e consenso das pessoas, intensa informação e comunicação, total liberdade e autonomia das pessoas e ênfase nas recompensas sociais e salariais.

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO são os fluxos ascendentes, descendentes ou laterais de comunicação utilizados em uma organização. Podem ser formais e fechados ou informais e abertos.

SISTEMAS DE PUNIÇÕES E RECOMPENSAS são maneiras de obter obediência ou compromisso das pessoas através de penalidades ou de incentivos.

SUPERVISÃO é a função administrativa de direção exercida no nível operacional.

TEORIA X é um conjunto de pressuposições de que as pessoas não gostam de trabalhar, são preguiçosas, sem ambição e irresponsáveis, resistem a mudanças e preferem ser dirigidas.

TEORIA Y é um conjunto de pressuposições de que as pessoas gostam de trabalhar, aceitam responsabilidades e são capazes de auto direção, autocontrole e criatividade.

TEORIA Z é o nome dado ao esquema de administração adotado pelos japoneses, com filosofia de emprego a longo prazo, promoções em cargos laterais, desenvolvimento da carreira, participação e consenso na tomada de decisões e envolvimento das pessoas.


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