Assim, pode-se compreender porque a definição etimológica do termo é organom = órgão.
Ao ingressar em um sistema
organizacional produtivo, o indivíduo busca, de modo geral, satisfazer
tanto suas necessidades de pertencer a um grupo social quanto de se
autorealizar. No entanto, sabe-se que estes objetivos nem sempre são
alcançados, visto que existem inúmeros fatores que permeiam as relações
de trabalho e influenciam na satisfação dessas necessidades. Pode-se
dizer, ainda, que um dos fatores mais complexos e potentes nesse sentido
é a própria subjetividade humana, ou seja, as motivações, interesses,
valores, história de vida, modo de relacionar-se, enfim a singularidade
de cada sujeito que influencia o grupo como um todo. Confirmando essa
visão Moscovici (1997) afirma que:
“A maneira de lidar com as
diferenças individuais cria um certo clima entre as pessoas e tem forte
influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de
comunicação, relacionamento interpessoal no comportamento organizacional
e na produtividade.” Sendo assim, o
relacionamento interpessoal e o clima dos grupos podem trazer
satisfações ou insatisfações pessoais ou grupais, repercutindo na
organização em sua totalidade.
Neste sentido é que o
conjunto de preceitos, políticas administrativas, valores e crenças é
que dão forma ao modo especial e único de como as pessoas agem e
interagem dentro de uma organização e consequentemente colaboram para o
estabelecimento de uma cultura e clima organizacional.
Para que se possa compreender
e intervir melhor em uma organização se faz necessário investigar e
estudar sua cultura e clima organizacional considerando o contexto
histórico e cultural em que ela está inserida. É mister pontuar que
existe uma interferência real da cultura nacional, regional e até mesmo
inter-regional na cultura da organização propriamente dita, que se dá
nos relacionamentos, padrões de conduta, forma de administração, enfim,
preceitos de cada organização.
Cultura e Clima Organizacional
“... cultura organizacional é
o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantêm unidos os mais
diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as
dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar
ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais
diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de
percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem
corporativa.”
Nassar (2000)
Alguns autores (Chiavenato,
1999; Nassar, 2000; Vergasta, 2001) afirmam que a cultura organizacional
pode sofrer mudanças ao longo do tempo, mesmo que a organização resista
a elas. De acordo com Vergasta (2001), “A cultura organizacional não é
algo pronto e acabado, mas está em constante transformação, de acordo
com sua história, os seus atores e com a conjuntura.”
É importante salientar que as
organizações, muitas vezes, estão inseridas em um mesmo contexto
sócio-econômico-cultural, no entanto, apresentam características
singulares. Isto deve-se a inúmeras variáreis, como o modelo de gestão
que recebem, o tipo de liderança predominante, o comprometimento de seus
colaboradores, a sub-cultura local com suas respectivas crenças e
tabus, enfim a uma diversidade de fatores que irão constituir uma
cultura organizacional diferente em cada organização.
Como se percebe, para
analisar e intervir em uma organização se faz necessário englobar todos
os componentes organizacionais e ter uma atenção especial aos chamados
“sintomas culturais” tais como: o perfil dos líderes e clientes
internos, os ritos e símbolos presentes nas relações, os tipos de
comunicação adotados, a filosofia que guia a política de gestão, o clima
organizacional, a coerência entre a missão da organização e as atitudes
comportamentais de seus componentes, enfim inúmeros fatores
significativos para a visualização da cultura organizacional. Para
Chiavenato (1996), “A cultura organizacional consiste em padrões
explícitos e implícitos de comportamentos adquiridos e transmitidos ao
longo do tempo que constituem uma característica própria de cada
empresa.” Para esse autor a cultura organizacional pode ser dividida em
um nível visível e outro invisível. “No nível visível, estão os padrões e
estilos de comportamento dos empregados. No nível como um iceberg,
invisível estão os valores compartilhados e crenças que permanecem
durante um longo período de tempo. Este nível é mais difícil de mudar.”
Existe ainda a definição da
cultura organizacional holística que apresenta uma concepção diferente
dos aspectos pragmáticos encontrados na literatura da área
administrativa, no entanto concorda com o fato de que a cultura
organizacional é mutável. Como se observa na definição dada por Weil
(1995):
“... uma cultura
organizacional holística é um conjunto de valores, conhecimentos e
costumes ligados a uma visão não-fragmentada do mundo em que a
organizaçãoo é considerada um organismo vivo em constante movimento,
constituindo um sistema de eventos com uma constante interação e
interdependência de sistemas maiores ou menores.”
Cultura versus clima organizacional
O clima organizacional é de
certa forma, o reflexo da cultura da organização, ou melhor dizendo, o
reflexo dos efeitos dessa cultura na organização como um todo.
Luz (1995) afirma que “Clima é
resultante da cultura das organizações; de seus aspectos positivos e
negativos (conflitos).” Portanto, o clima organizacional influencia e é
influenciado pelo comportamento dos indivíduos na organização, no seu
desempenho, motivação e satisfação no trabalho. Como afirma Soares
(2002), “O clima mapeia o ambiente interno
que varia segundo a motivação dos agentes. Aprende suas reações
imediatas, suas satisfações e suas insatisfações pessoais...”
Como mudanças na cultura
organizacional são mais profundas, levam mais tempo para acontecer. Já o
clima é mais fácil de ser percebido e apresentando uma natureza mais
transitória, podendo ser administrado tanto a curto quanto a médio
prazo.
Fonte: Internet - UM ESTUDO SOBRE
CLIMA E CULTURA ORGANIZACIONAL NA CONCEPÇÃO DE DIFERENTES AUTORES -
Susi M. Barcelos e Lima, Adriana Gaffrée Burns Albano
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